sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Sobre a beleza

Outro dia uma pessoa me disse que deixamos de ser bonitas com o tempo, e que isso a preocupava.

Por isto hoje me coloquei a pensar, olhando minhas fotos com quatorze, quinze anos, e de algumas outras mulheres que considero muito bonitas: já fui sim "lindinha". Hoje estou bela (modéstia a parte).

Bela porque consegui assumir um estilo, uma postura, que condiz com minha vida pessoal, social.

Nas fotos de anos atraz eu era uma menina com corpo de mulher.

Hoje sou uma mulher em um corpo de mulher, ou melhor, uma mulher com corpo de mãe.

E nada mais bonito que uma mulher que se veste e porta de acordo com sua idade, que se porta de acordo com o momento que vive.

Charmoso é a menina de 15, que veste mini-saia pra mostrar que está ficando moça, e a aposenta aos 20, dando espaço pra um vestididinho godê, que mostre suas curvas de mulher.

Bonito é a mulher de 25, que percebendo que é hora de assumir uma postura madura, troca o vestidinho por um vestido elegante, sobreposto por um blaiser alinhado.

Sensual é a mulher de 30, que assume que o semblante está pesado e corta o excesso do cabelo, e se veste com calças mais altas, decotes mais bem compostos e um sapato elegante.

Elegante é a mulher de 40, que vendo que está passando o tempo desfila suas marcas de expresão preenchidas por um belo sorriso e não por litros de botox.

Lindo é a mulher que sendo mãe, respeita seu corpo, que mudou para gerar vida, e que aceita que agora chegam as fases da filha, sem buscar reviver. (Uma coisa que me deixa desanimada é ver mães e filhas com o mesmo toque da moda. Me deixa preocupada, na verdade, porque, ou a filha se veste como velha ou a mãe não percebe que a hora dela passou!)

Ao menos, eu, não pretendo cair neste erro!

Pretendo que ela use e abuse dos batons, modelos e detalhes que forem vigentes. Pretendo que ela use cada cor, molde e corte no tempo devido.

Mas espero que se espelhe em meu exemplo e saiba compor a beleza de cada idade. Espero que ela não enlouqueça com a ditadura da beleza, que é cada vez mais ferrenha e que não se  baseie nas revistas (que só nos mostram como somos feias).

Mas quero que ela saiba um segredo que descobri, reparando alguns detalhes na sociedade e que poucas mulheres sabem: uma mulher inteligente e educada é bonita, o encanto que ela traz é mais sedutor que um rostinho padrão.

Quero que ela saiba que quando nos respeitamos, como somos, somos felizes e que bonito mesmo é ser feliz.
Juliana Fernandes

Um comentário:

maria teresa disse...

Priminha mto lindo e PARABENS, fico contente por vc estar bem te amo, bjos e pra minha Lili tbm.